Flagship store: o que é e quais suas características 

Índice

Flagship store é um termo para designar uma loja-conceito. Dessa forma, a flagship store é uma loja de uma marca que vai além das vendas, focando na experiência do cliente e em mostrar o conceito atrás da marca 

Esse modelo de loja é bem comum em países da Ásia, Europa e Estados Unidos. Ademais, elas se destacam como marcos em cidades de renome, associadas à moda, comércio, cultura e entretenimento. 

Por isso, queremos te convidar a entender um pouco mais sobre flagship store. 

O que é flagship store 

Então, vamos entender o que é flagship store? 

Esse tipo de loja também pode ser conhecido como loja-conceito. Aqui, a função comercial não é tudo. Ou seja, essas lojas proporcionam uma experiência genuína ao cliente, convidando-o a vivenciar a marca de maneira única e inovadora. É como uma imersão no universo da marca, basicamente. 

Dessa forma, uma flagship store não apenas mostra produtos, mas também explora os diferenciais e valores da marca. Assim, cada detalhe, do ambiente ao design arquitetônico, é meticulosamente planejado para transmitir a essência e identidade da marca.  

Em suma, o objetivo de uma flagship store é fazer uma imersão pela identidade da marca. 

Entenda mais sobre tipos de lojas em um shopping:

Panorama da flagship store 

Esse movimento de abertura de lojas-conceito se dá nos anos de 1990, fortalecendo no início dos anos 2000, em que grifes procuravam um novo jeito de explorar seus produtos. 

A primeira loja-conceito foi aberta em Milão, seguida de Paris e Berlim. Já no Brasil, temos duas experiências de sucesso de flagship store, que são as da Havaianas e Melissa. Na primeira, os clientes podem criar seus próprios chinelos, escolhendo os elementos que deseja que tenha, como solas e correias, por exemplo. 

Outras marcas bem conhecidas no cenário brasileiro também possuem lojas-conceito espalhadas pelo país. Fato curioso é que suas inaugurações costumam ser mais festivas que uma loja tradicional e tende a contar com a presença de famosos e influenciadores. 

Características de uma flagship store 

Agora que entendemos um pouco mais sobre esse tipo de loja, é hora de falarmos sobre algumas características únicas. 

Uma loja-conceito destaca-se notavelmente, pois transcende a definição tradicional de uma mera loja, tornando-se um local de experiência envolvente. Com dimensões maiores e posicionamento privilegiado em shoppings ou áreas urbanas, as lojas-conceito são meticulosamente planejadas para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.  

Design e Arquitetura 

Essenciais para a experiência, o design e a arquitetura contam uma história e expressam a identidade da marca de maneira criativa e inovadora. São concebidos para atrair e cativar clientes. Aqui, o visual merchandising faz toda a diferença. 

Tecnologia Integrada 

A tecnologia desempenha um papel crucial na experiência. As lojas-conceito empregam tecnologias avançadas, como telas interativas, realidade virtual ou aumentada, que amplificam o envolvimento do cliente.  

A realidade virtual, por exemplo, permite experimentar roupas virtualmente, enquanto a tecnologia personalizada oferece produtos alinhados aos gostos individuais. 

Estoque e peças exclusivas 

Muitas lojas-conceito mantêm estoques limitados, criando uma aura de exclusividade e valorização dos produtos. Ademais, há peças exclusivas nesse espaço nas quais não seriam adquiridas em lojas convencionais. 

flagship store

_______

Gostou do artigo? Leia também:

Quer saber mais detalhes sobre as soluções da Group Software para a sua empresa?

Preencha o formulário e fale com um de nossos consultores!