O marketing para imobiliárias tornou-se um ponto vital, afinal, estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital. E como se destacar no mundo digital? Essa é uma questão sempre muito presente e que precisamos pensar, não é mesmo? Se os clientes em potencial estão conectados na internet, como faço para atrai-los e chamar atenção?
É por isso que o marketing é um importante aliado nisso. Com as estratégias corretas e bem executadas é possível se destacar e atingir aquele resultado que você tanto busca.
Nesse sentido, queremos te dar 5 dicas estratégicas para você aplicar em sua imobiliária.
Por que investir em marketing para imobiliária?
Aliás, antes de darmos as dicas, queremos que você compreenda o porquê de investir nas estratégicas.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2021, 90% dos lares brasileiros possuem acesso à internet e televisão, além da posse de celulares para o uso pessoal. Isso mostra que a população majoritariamente está de alguma forma conectada ao meio digital.
Ademais, o levantamento da Comscore, referente ao ano de 2022, mostrou que no Brasil são mais de 131 milhões de contas ativas em redes sociais. No top 3 do ranking das redes socais mais utilizadas estão: YouTube, Instagram e Facebook.
Diante desses números, a pergunta é facilmente respondida. Investir em marketing para imobiliárias é investir no crescimento, desenvolvimento e durabilidade do negócio.
Assista também ao episódio 13 do Group Talks que fala sobre marketing para imobiliárias:
Já não é mais possível pensar na sustentabilidade de um negócio sem pensar em marketing. Isso porque, é pelo marketing que você conseguirá novos clientes, manter e fidelizar os clientes de sua base.
Por isso, confira as 5 dicas de marketing para imobiliárias.
Site profissional
Se você quer se destacar, precisa de um site profissional. Nele, alguns itens são indispensáveis:
- Início ou Home;
- Serviços/produtos;
- Quem somos;
- Perguntas frequentes;
- Contato;
- Redes sociais, blog e conteúdos.
Além disso, há outros pontos que merecem atenção. Em primeiro lugar, o site precisa ser responsivo, pois as pessoas podem usar notebooks, celulares ou tablets para acessar. Outro ponto importante é a qualidade das imagens postadas e a facilidade de navegação. Contratar um profissional de UI e UX pode fazer toda diferença.
Inbound marketing
Podemos dizer que o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem 3 objetivos principais: atrair, encantar e converter. Mas como é isso na prática?
Para atrair, encantar e converter clientes é primordial o compartilhamento de conteúdos focado no público que deseja alcançar. Por exemplo, você deseja atrair um público jovem, recém-formado que está à procura de um lugar para morar sozinho. Promova conteúdo com dicas para quem mora sozinha, como escolher o primeiro imóvel e afins. Por meio desses conteúdos, os potenciais clientes encontrarão sua imobiliária.
No Inbound Marketing a estratégia é atrair o cliente, ou seja, ele vai até sua empresa. É esse o movimento a ser feito. Dessa forma, o que você oferece é encontrado por pessoas que estão interessadas e têm grandes chances de converterem e se tornarem clientes.
Presença em redes sociais
Bem, já dissemos aqui que grande parte do Brasil está conectada à internet e que está com perfis ativos em redes sociais. Se ali estão seus potenciais clientes, é ali que você precisa estar. Redes sociais são importantes instrumentos no marketing para administradoras. Isso porque, permite criar conteúdos que atingem diversos públicos e despertam interesse e curiosidade.
Por exemplo, um vídeo mostrando um apartamento alto padrão pode atrair potenciais clientes e pessoas curiosas, e estas geraram engajamento, o que é ótimo. Pense redes sociais para além de postar somente foto dos imóveis. Promova conteúdos que gerem curiosidade, interesse e encantamento. Seja criativo! Um social media é um profissional que pode te ajudar muito com isso.
Leia também: Redes sociais para imobiliárias: como usar essa estratégia?
Marketing de influência
Você já comprou ou considerou a compra de algo por que viu alguma figura pública falando sobre?
É provável que isso tenha acontecido com você, isso porque, figuras públicas exercem uma certa influência. É por isso que muitos comerciais contam com a presença de pessoas famosas, sobretudo aquelas que estão sendo muito faladas no momento. Muitas figuras públicas carregam consigo o poder de influenciar e/ou exercer liderança. Dessa forma, os potenciais clientes acabam efetuando a compra do produto/serviço.
O marketing de influência ocorre em sua maioria em redes sociais. É interessante conhecer quem são os influenciadores do ramo, afinal, não faz muito sentido contratar alguém que fala sobre moda para falar sobre aluguel de apartamentos, não é mesmo? Outra dica é analisar os números do mídia kit do influenciador escolhido, para saber sobre engajamento, público e outras métricas. Lembre-se que este é um investimento, então escolha com cautela e que esteja alinhado com os objetivos estabelecidos.
Por fim, não se esqueça que o marketing de influência sozinho não fará milagres. Ao contratar um influenciador, tenha em mente que o resultado não virá instantaneamente e tampouco que ele tem a obrigação de gerar contratos fechados. Alinhamento de expectativas é fundamental.
Campanhas geolocalizadas
Por último, e nem por isso menos importante, as campanhas geolocalizadas. A ideia dessa estratégia é alcançar o consumidor em uma determinada localização. Assim, as campanhas usam a localização do público para a segmentação, deixando-as mais otimizadas e gerando mais resultados para você.
Concluindo…
O marketing é essencial para imobiliárias se destacarem no mundo digital. Investir em estratégias adequadas permite atrair e converter clientes. Ao aplicar essas dicas, as imobiliárias podem impulsionar o crescimento e a durabilidade do negócio, conquistando e fidelizando clientes.
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Sou graduada em Jornalismo pela UFMG e, atualmente, analista de marketing aqui na Group Software. Apaixonada pela arte da escrita, sou redatora no blog da Group e escritora independente, com livros literários publicados.